Manual de instalação

Moovsec

Versão deste manual: 1.0.0

Intelbras Moovsec

Sistema de videomonitoramento de frotas

O Moovsec é a mais nova plataforma de videomonitoramento, desenvolvida pela Intelbras com as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado para monitoramento e rastreamento. Com uma interface intuitiva e fácil de usar, o Moovsec permite o controle total da sua frota, oferecendo maior eficiência, segurança e produtividade para negócios do mercado de transportes.

Índice

Exportar para PDF

Para exportar este manual para o formato de arquivo PDF, utilize o recurso de impressão que navegadores como Google Chrome® e Mozilla Firefox® possuem. Para acessá-lo, pressione as teclas CTRL + P ou clique aqui. Se preferir, utilize o menu do navegador, acessando a aba Imprimir, que geralmente fica no canto superior direito da tela. Na tela que será aberta, execute os passos a seguir, de acordo com o navegador:

Google Chrome®: na tela de impressão, no campo Destino, clique em Alterar, selecione a opção Salvar como PDF na seção Destinos locais e clique em Salvar. Será aberta a tela do sistema operacional solicitando que seja definido o nome e onde deverá ser salvo o arquivo.

Mozilla Firefox®: na tela de impressão, clique em Imprimir, na aba Geral, selecione a opção Imprimir para arquivo, no campo Arquivo, defina o nome e o local onde deverá ser salvo o arquivo, selecione PDF como formato de saída e clique em Imprimir.

Cuidados e segurança

Esta seção apresenta web e neste manual.

Proteção e segurança dos dados

» Observar as leis locais relativas à proteção e uso de tais dados e as regulamentações que prevalecem no país.

» O objetivo da legislação de proteção de dados é evitar infrações nos direitos individuais de privacidade baseadas no mau uso dos dados pessoais.

Diretrizes que se aplicam aos funcionários da Intelbras

» Os funcionários da Intelbras estão sujeitos a práticas de comércio seguro e confidencialida- de de dados sob os termos dos procedimentos de trabalho da companhia.

» É imperativo que as regras a seguir sejam observadas para assegurar que as provisões estatutárias relacionadas a serviços (sejam eles serviços internos ou administração e ma- nutenção remotas) sejam estritamente seguidas. Isto preserva os interesses do cliente e oferece proteção pessoal adicional.

Diretrizes que controlam o tratamento de dados

» Assegurar que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados de clientes.

» Usar as facilidades de atribuição de senhas, sem permitir qualquer exceção. Jamais informar senhas para pessoas não autorizadas.

» Assegurar que nenhuma pessoa não autorizada tenha como processar (armazenar, alterar, transmitir, desabilitar ou apagar) ou usar dados de clientes.

» Evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos meios de dados, por exemplo, discos de backup ou impressões de protocolos.

» Assegurar que os meios de dados que não são mais necessários sejam completamente destru- ídos e que documentos não sejam armazenados ou deixados em locais geralmente acessíveis.

» O trabalho em conjunto com o cliente gera confiança.

Uso indevido do usuário e invasão de hackers

» As senhas de acesso às informações do produto permitem o alcance e alteração de qualquer facilidade, como o acesso externo ao sistema da empresa para obtenção de dados e realiza- ções de chamadas, portanto, é de suma importância que as senhas sejam disponibilizadas apenas àqueles que tenham autorização para uso, sob o risco de uso indevido.

» O produto possui configurações de segurança que podem ser habilitadas, e que serão abor- dadas neste manual, todavia, é imprescindível que o usuário garanta a segurança da rede na qual o produto está instalado, haja vista que o fabricante não se responsabiliza pela invasão do produto via ataques de hackers e crackers.

Requisitos do servidor

Requisitos de máquina para realizar a instalação do servidor da aplicação Moovsec.

Número de dispositivos Sistema operacional Processador Memória RAM Armazenamento Placa de rede
Configuração mínima para solução com até 20 veículos Ubuntu 20.04 LTS ou versão superior estável Intel® Core™ i7 10ª Geração 8M Cache, 3,80 GHz 8 GB de memória RAM (DDR 4) 1 TB de HD. Placa de rede 100/1000 (gigabit)
Configuração típica para solução com até 80 veículos Ubuntu 20.04 LTS ou versão superior estável Intel® Xeon® Processor E5-2418L 2 GHz, 4,80 GT/s Intel® QPI 8 GB de memória RAM (DDR 4) 1 TB de HD. Placa de rede 100/1000 (gigabit)
Configuração média para solução com até 400 veículos Ubuntu 20.04 LTS ou versão superior estável Intel® Xeon® Processor E5-2650 20M Cache, 2 GHz, 8 GT/s Intel® QPI 16 GB de memória RAM (DDR 4) 1 TB de HD. Placa de rede 100/1000 (gigabit)
Configuração alta para solução com mais de 400 veículos: Ubuntu 20.04 LTS ou versão superior estável Processador Intel® Xeon® E7-8880 v2 37,5M Cache, 2,50 GHz, 6,40 GT/s Intel® QPI 32 GB de memória RAM (DDR 4) 1 TB de HD. Placa de rede 100/1000 (gigabit)

Instalação do servidor

Guia passo-a-passo para instalação do servidor de hospedagem da aplicação Web Moovsec

Obs.: Este guia deve ser seguido após a aquisição do arquivo de instalação de servidor. Caso você ainda não tenha acesso ao arquivo de instalação, entre em contato com a equipe de suporte da Intelbras.

1. Extração do arquivo

O primeiro passo para a instalação do Servidor Moovsec, é a extração do arquivo disponibilizado para a instalação. Para realizar o processo de extração do arquivo, inicie o terminal do sistema operacional através do atalho CTRL + T ou pressione o botão direito na interface do sistema e selecione a opção Abrir terminal

Em seguida, execute o seguinte comando no terminal do sistema:

gzip -d -c {{arquivo}} | tar -xv

Obs.: Substitua o marcador {{arquivo}} com a versão do seu arquivo.

Exemplo: gzip -d -c MOOVSEC-BASELINE-V1-v1.4.0-*****.gz | tar -xv

2. Execução do script de instalação

Uma vez que o arquivo foi extraído, deve-se iniciar processo de instalação do sistema. Para isto, primeiro devemos acessar o diretório do instalador através do seguinte comando:

cd /moovsec_server_{{versão}}

Obs.: Substitua o campo {{versão}} com a versão do seu arquivo.

Para facilitar o processo de instalação, o servidor da aplicação Moovsec fornece um script de instalação automática. Para executar o script, é necessário inserir o seguinte código no terminal do sistema:

sudo ./installer.sh

Após a execução do comando, o sistema deverá iniciar o processo de instalação automaticamente.


Caso esteja com duvidas sobre o processo de instalação, siga o tutorial abaixo:

3. Preencher informações do servidor.

Uma vez iniciado o script de instalação, devem ser preenchidas todas as informações requisitadas pelo Prompt ao longo do processo. Caso a opção Utilizar configurações padrão seja selecionada, somente as informações básicas serão requisitadas.

Caso alguma informação seja digitada incorretamente, os campos poderão ser futuramente alterados pelos Scripts de manutenção.

4. Fim do processo.

Após a inserção das configurações de instalação, o script finalizará o processo de instalação e apresentará o status dos serviços no Prompt. Após esta etapa, o terminal poderá ser fechado e aplicação passará a estar disponivel para utilização.

Configuração padrão de portas

Listagem de portas padrão do sistema e suas funcionalidades.

Porta Descrição Protocolo Acesso externo
80 Aplicação Web (HTTP) TCP (HTTP) Sim
5000 Servidor Web (HTTP) TCP (HTTP) Sim
3000 Servidor IoT (HTTP) TCP (HTTP) Não
3010 Servidor de Mídia (HTTP) TCP (HTTP) Sim
5556 Conexão dispositivos linha iFleet 2 (TCP) TCP Sim
9500 Conexão dispositivos linha iFleet Pro (TCP) TCP Sim
31017 Banco de Dados MongoDB TCP Não
9092 Sistema de mensageria Kafka TCP Não
3020 até 3029 Range de portas acesso remoto iFleet Pro Intelbras Cloud TCP (HTTP) Sim
12020 Acesso remoto iFleet 2 TCP Sim
3478 e 3479 Range de portas áudio bidirecional TCP / UDP Sim
49160 até 49200 Range de portas áudio bidirecional UDP Sim
8080 Server Manager Web (HTTP) TCP Sim
8443 Server Manager Web (HTTPS) TCP Sim
5005 Server Manager Servidor Web (HTTP / HTTPS) TCP Sim

IMPORTANTE: A configuração indevida das portas de rede da aplicação pode resultar em acessos indevidos e invasões ao sistema. É recomendado que todas as indicações previstas neste manual seja configuradas na instalação do servidor Moovsec.

Atualização do servidor

Guia passo-a-passo para atualização do servidor de hospedagem da aplicação Web Moovsec

Obs.: Este guia deve ser seguido após a aquisição do arquivo de autalização do servidor. Caso você ainda não tenha acesso ao arquivo de instalação, entre em contato com a equipe de suporte da Intelbras.

1. Criação de diretório de atualizações

Na primeira atualização do sistema, se faz necessária a criação de um diretório no servidor para controle de novas atualizaçoes.

Para realizar a criação do arquivo de atualização, localize o diretório moovsec_server_{{versão}}, e então acesse-o.

Ao acessar o diretório do servidor, deve ser criada uma nova pasta com o nome updates. Esta pasta será responsável por armazenar as novas atualizações do sistema.

A criação da pasta updates poderá ser realizada pela interface do sistema operacional, ou através do seguinte comando no terminal do sistema: mkdir updates.

2. Extração do arquivo

Uma vez criado e acessado o diretório de atualizações do sistema, deve ser realizada a extração do arquivo de atualização do sistema dentro deste diretório. para a instalação. Para realizar o processo de extração do arquivo, inicie o terminal do sistema operacional através do atalho CTRL + T ou pressione o botão direito na interface do sistema e selecione a opção Abrir terminal

Em seguida, execute o seguinte comando no terminal do sistema:

gzip -d -c {{arquivo}} | tar -xv

Obs.: Substitua o marcador {{arquivo}} com a versão do seu arquivo.

Exemplo: gzip -d -c MOOVSEC-BASELINE-V1-v1.6.0-*****.gz | tar -xv

3. Execução do script de atualização

Uma vez que o arquivo foi extraído, deve-se iniciar processo de instalação do sistema. Para isto, primeiro devemos acessar o diretório do instalador através do seguinte comando:

cd /MOOVSEC-UPDATE-V1-{{versão}}

Obs.: Substitua o campo {{versão}} com a versão do seu arquivo.

Exemplo: cd /MOOVSEC-UPDATE-V1-v1.6.0-*****.gz

Para facilitar o processo de atualização, o servidor da aplicação Moovsec fornece um script de atualização automática. Para executar o script, é necessário inserir o seguinte código no terminal do sistema:

sudo ./update.sh

Após a execução do comando, o sistema deverá iniciar o processo de instalação automaticamente.

4. Fim do processo.

Após a execução do script de atualização, o script finalizará o processo de instalação e apresentará o status dos serviços no Prompt. Após esta etapa, o terminal poderá ser fechado e aplicação passará a estar disponivel para utilização.

Configuração padrão de portas

Listagem de portas padrão do sistema e suas funcionalidades.

Porta Descrição Protocolo Acesso externo
80 Aplicação Web (HTTP) TCP (HTTP) Sim
5000 Servidor Web (HTTP) TCP (HTTP) Sim
3000 Servidor IoT (HTTP) TCP (HTTP) Não
3010 Servidor de Mídia (HTTP) TCP (HTTP) Sim
5556 Conexão dispositivos linha iFleet 2 (TCP) TCP Sim
9500 Conexão dispositivos linha iFleet Pro (TCP) TCP Sim
31017 Banco de Dados MongoDB TCP Não
9092 Sistema de mensageria Kafka TCP Não
3020 até 3029 Range de portas acesso remoto iFleet Pro Intelbras Cloud TCP (HTTP) Sim
12020 Acesso remoto iFleet 2 TCP Sim
3478 e 3479 Range de portas áudio bidirecional TCP / UDP Sim
49160 até 49200 Range de portas áudio bidirecional UDP Sim
8080 Server Manager Web (HTTP) TCP Sim
8443 Server Manager Web (HTTPS) TCP Sim
5005 Server Manager Servidor Web (HTTP / HTTPS) TCP Sim

Moovsec CLI (Interface de Linha de Comando)

Uma alternativa para gerenciar os serviços localmente é a Moovsec CLI. Ela é uma interface de linha de comandos para o Moovsec, permitindo que, através do terminal do Linux, você possa editar configurações, checar status, recuperar senhas, dentre outras funcionalidades.

Atenção: A Moovsec CLI necessita de acesso ao Server Manager, e que este esteja em execução.

Comandos Disponíveis

Abaixo esta a lista dos comandos disponíveis. Todos argumentos entre chaves ("[" e "]"), devem ser substituídos pelo conteúdo descrito entre as chaves.

Comando Descrição Exemplo
moovsec help [comando] Vizualiza a ajuda do comando na tela moovsec help auth
moovsec auth reset moovsec* Recupera a senha de administrador do Moovsec -
moovsec auth reset server-manager admin* Recupera a senha de administrador do Server Manager -
moovsec config list Lista todas as configurações [1] -
moovsec config list [nome] Lista a configuração de nome [nome] moovsec config list IV_SERVER_URL
moovsec config update [nome] [valor]* Atualiza uma configuração de nome [nome] para possuir o valor [valor] moovsec config update IV_SERVER_URL http://url-de-exemplo
moovsec status Lista dados de status e monitoramento do servidor e do Moovsec -
moovsec status moovsec Lista dados de status e monitoramento do Moovsec -
moovsec status system Lista dados de status e monitoramento do sistema -
moovsec version Permite visualizar a versão da CLI -
Flags Descrição Exemplo
--json Para comandos que possuem saída de dados, o formato será json moovsec config list --json
--help/-h Maneira alternativa de escrever a ajuda do comando na tela moovsec auth moovsec --help

[1] Para usuários avançados, as configurações do Moovsec continuam disponíveis via o arquivo .env.

* Este comando requer privilégios elevados (sudo) para sua execução.

Scripts de manutenção

Para operacionalizar as diferentes funções do servidor, o sistema conta com scripts que podem ser utiliados para automatizar processos de manutenção no servidor. Os scripts estão armazenados no diretório de instalação do servidor, na pasta /scripts.

Atenção! Lembre-se de realizar um backup do servidor antes de qualquer atualização.

Na versão atual, o sistema conta com os seguintes scripts de manutenção:

  • ./clearLogs.sh→ Realiza a exclusão de todos os logs do servidor.
  • ../createDatabaseBackup.sh→ Realize um backup do banco de dados, salvando todas as informações da aplicação.
  • ./createSslCertificate.sh→ Criação de certificado de SSL autoassinado.
  • ./createTTLRule.sh→ Total em dias que serão excluídos eventos de GPS e ALARMES do servidor.
  • ./getServiceLogs.sh→ Verificação dos logs dos serviços disponíveis.
  • ./listCurrentConfigs.sh→ Lista todas as configurações do sistema.
  • ./populateInitialDatabaseData.sh→ Restaurar as informações básicas do servidor (atentar para evitar a perda de dados do banco).
  • ./removeContainers.sh→ Realiza a exclusão de todos os serviços do servidor.
  • ./removeContainersAndImages.sh→ Remove todos os serviços e imagens do servidor.
  • ./restoreDatabaseBackup.sh→ Restaurar banco de dados.
  • ./servicesStatus.sh→ Apresenta o status de todos os serviços.
  • ./stopServices.sh→ Parar todos os serviços disponíveis.
  • ./updateConfig.sh→ Realiza a atualização de todas as configurações do sistema.

Suporte a clientes: (48) 2106 0006

Fórum: forum.intelbras.com.br

Suporte via chat: intelbras.com.br/suporte-tecnico

Suporte via e-mail: suporte@intelbras.com.br

SAC: 0800 7042767

Onde comprar? Quem instala?: 0800 7245115

Produzido por: Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira

Rodovia SC 281, km 4,5 – Sertão do Maruim – São José/SC - 88122-001

www.intelbras.com.br

Origem China